A importância da leitura

As histórias são fontes maravilhosas de experiências. São meios preciosos de ampliar o horizonte da criança e aumentar sue conhecimento em relação ao mundo que a cerca. Mas é precioso saber usar as histórias para que dela  se alcance retirar tudo o que podem dar à educação.
Como educadores devemos estimular a leitura, pois esta :
Desperta a curiosidade,
Estimula a imaginação
Ajuda a ultrapassar medos, ansiedade...
A solucionar problemas
Desenvolve o intelecto.

O mundo do Maravilhoso
das fábulas
dos contos
dos mitos
das lendas

  O Maravilhoso sempre foi e continua a ser um dos elementos mais importantes na literatura destinada às crianças. Através do prazer ou das emoções que as histórias lhes proporcionam, o simbolismo que está implícito nas tramas e personagens vai agir em seu inconsciente, actuando pouco a pouco para ajudar a resolver os conflitos interiores normais nessa fase da vida.
Desbloqueiam o imaginário das crianças, que lhes permitem reencontrar um uso lúdico pessoal e criativo da língua que lhe irá dar acesso a literatura escrita, particularmente a uma literatura poética e fantástica.

Podem ser decisivos para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo à sua volta.

O maniqueísmo que divide as personagens em boas e más, belas ou feias, poderosas ou fracas, etc. facilita à criança a compreensão de certos valores básicos da conduta humana ou convívio social.
Desenvolve a capacidade de memorização e compreensão do que se ouve, a lógica do pensamento e a afectividade da criança.

A criança que reconta uma história, procede a uma recriação. Recriar implica a noção de abertura do texto para dar lugar à sua interpretação pessoal. Ela reelabora, faz novas combinações dos elementos dados.