1. PERFIL DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS A DESENVOLVER NO 1º ANO DE ESCOLARIDADE E ÁREAS DISCIPLINARES

1º ANO DO ENSINO BÁSICO

ÁREA DA LÍNGUA PORTUGESA

• Relatar acontecimentos vividos ou imaginados.

• Contar histórias.

• Intervir oralmente, tendo em conta a adequação progressiva a situações de comunicação.

• Interpretar enunciados de natureza diversificada nas suas realizações verbal e não verbal.

• Formular perguntas e respostas.

• Transpor enunciados orais para outras formas de expressão e vice-versa.

• Construir palavras por combinatória de elementos conhecidos.

• Construir listas de palavras que contenham elementos conhecidos.

• Realizar jogos de substituição de letras ou sílabas e formar outras palavras.

• Produzir frases.

• Ler textos por iniciativa própria.

• Ler livros e textos adequados à sua idade e competência de leitura.

• Recriar textos em várias linguagens.

ÁREA DA MATEMÁTICA

• Ler e escrever os números até ao 20.

• Efectuar contagens

• Estabelecer relações de ordem e usar a respectiva simbologia

• Colocar números numa recta graduada e orientada.

• Explorar situações que conduzam à descoberta da adição e subtracção.

• Calcular somas e diferenças utilizando os sinais + e - .

• Procurar estratégias diferentes para um cálculo.

• Praticar o cálculo mental com números pequenos e seguin¬do estratégias diferentes (composição e decomposição de números).

• Desenhar em papel quadriculado: livremente , seguindo regras simples; reproduzindo figuras simples.

• Reconhecer figuras geométricas em diversas posições.

• Representar figuras geométricas planas utilizando materiais diversificados.

• Explorar simetrias utilizando livremente o espelho.

• Distinguir linhas fechadas e abertas.

• Traçar e comparar itinerário

• Estabelecer relações de grandeza entre objectos

• Ordenar objectos segundo um critério que envolva as no¬ções de comprimento, capacidade e massa.

• Estabelecer relações entre factos e acções que levem à dis¬tinção de noções temporais.

• Adquirir as noções de: antes/ entre /depois; Ontem / hoje / amanhã; Agora /já; Muito tempo /pouco tempo; Ao mesmo tempo

• Reconhecer o carácter cíclico de alguns fenómenos e actividades: Noite/dia; Refeições; Dias da semana.

• Conhecer as moedas de: 1 euro, 1 , 2 , 5 e 10 cêntimos

ÁREA DE ESTUDO DO MEIO

• Identificar características familiares.

• Reconhecer modificações do seu corpo e a sua identidade sexual.

• Reconhecer partes constituintes do seu corpo.

• Representar o seu corpo.

• Ser capaz de comparar o se corpo com o dos outros.

• Reconhecer e aplicar normas de higiene do corpo.

• Reconhecer normas de higiene alimentar.

• Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária.

• Conhecer e aplicar normas de prevenção doméstica.

• Reconhecer cuidados a ter com as plantas e animais.

• Reconhecer manifestações da vida animal e vegetal.

• Identificar sons, cheiros e cores da natureza.

• Ser capaz de comparar materiais segundo propriedades simples e agrupá-los segundo essas propriedades.

• Identificar algumas propriedades físicas da água Identificar sons do meio ambiente

• Reconhecer diferentes formas sob as quais a água s encontra na natureza (mar, rios, chuva...).

• Reconhecer o tempo que faz.

• Reconhecer a noite e o dia.

• Reconhecer os diferentes espaços da casa.

• Reconhecer as funções desses espaços.

• Representar a sua casa.

• Reconhecer os espaços da sua Escola.

• Reconhecer as funções desses espaços.

• Representar a sua Escola.

• Localizar (perto de, longe de, em frente de, atrás de dentro de, fora de, ao lado de ..).

• Conhecer: nomes próprios, nome de família/apelido, sexo, idade, endereço.

• Conhecer os membros da família.

• Estabelecer relações de parentesco.

• Representar a sua família.

• Conhecer os nomes, idade, sexo: dos amigos, dos colegas, do professor, de outros elementos da escola.

• A sua classe: conhecer os colegas, horários, regras de funcionamento, participar na organização de trabalhos na sala.

ÁREA DAS EXPRESSÕES

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA

• Lançar a bola com precisão a um alvo fixo.

• Receber a bola com 2 mãos após lançada à parede.

• Rastejar deitado, dorsal e ventral em todas as direcções.

• Rolar sobre si próprio em posições diferentes nas principais direcções e nos dois sentidos.

• Saltar sobre obstáculos de alturas e cumprimentos variados.

• Praticar jogos infantis cumprindo as suas regras seleccionando e realizando com intencionalidade as acções características desses jogos.

EXPRESSÃO DRAMÁTICA

• Movimentar-se de forma livre e pessoal.

• Explorar atitudes de imobilidade e mobilidade.

• Explorar o movimento global do seu corpo.

• Explorar movimentos segmentares do corpo.

• Explorar as diferentes possibilidades expressivas, imaginando-se com outras características corporais.

• Experimentar maneiras diferentes de produzir sons.

• Reproduzir sons do meio ambiente.

• Aliar a emissão sonora a gestos / movimentos.

• Explorar deslocações simples seguindo trajectos diversos.

• Explorar diferentes formas de se deslocar.

• Orientar-se no espaço a partir de referências visuais, auditivas, tácteis.

• Explorar as relações possíveis do corpo com os objectos.

• Deslocar-se com o apoio de um objecto: individualmente, em coordenação com um par.

• Explorar as transformações de um objecto.

• Inventar e utilizar máscaras e/ou fantoches.

• Utilizar espontaneamente atitudes, gestos e movimentos.

• Reproduzir movimentos simples.

• Improvisar individualmente atitudes, gestos, movimentos a partir de diferentes estímulos.

• Mimar em pequeno grupo uma acção.

• Participar na elaboração de uma história.

• Experimentar diferentes maneiras de dizer um texto.

• Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos ligados a uma acção precisa em pequenos grupos.



EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA

• Modelar em barro, plasticina e pasta de papel: usando as mãos, usando utensílios.

• Fazer e desmanchar construções.

• Construir jogos, máscaras e fantoches.

• Desenhar livremente: na areia, no quadro, em papel.

• Usar diferentes materiais: giz, lápis de cor, lápis de cera, canetas de filtros, tintas, pincéis.

• Ilustrar de forma pessoal.

• Inventar sequências de imagens.

• Pintar livremente.

• Fazer digitinta.

• Fazer experiências de mistura de cores.

• Fazer jogos de simetria dobrando uma superfície pintada.

• Pintar adereços e construções.

• Recorte, colagem e dobragem.

• Realizar trabalhos com lãs, fios, tecidos, objectos recuperados, jornais, revistas, etc.

• Fazer composições colando diferentes materiais.



EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL

• Dizer rimas e pequenas lengalengas.

• Cantar pequenas canções.

• Experimentar percussão corporal: batimentos de palmas.

• Acompanhar canções com gestos e percussão corporal.

• Movimentar-se livremente a partir de sons vocais e instrumentais, melodias e canções.

• Participar em coreografias muito simples.

• Experimentar as potencialidades sonoras de materiais e objectos.

• Identificar sons isolados; do meio próximo, da natureza.

• Identificar e marcar a pulsação e o ritmo de lengalengas e canções simples.

• Reproduzir com a voz sons isolados e canções.

• Utilizar diferentes maneiras de produzir sons: a voz, percussão corporal, objectos, instrumentos musicais.

FORMAÇÃO CÍVICA

• Respeitar os outros.

• Descobrir, conhecer e aplicar os valores de compreensão, tolerância e partilha.

• Valorizar a participação actuante.

APOIO ESTUDO

• Incentivar o gosto pela organização pessoal.

• Organizar contextos escolares favoráveis ao estudo.

• Exercitar a concentração e memorização.

• Treinar o raciocínio.

• Aumentar a motivação dos alunos para as actividades escolares.