1º ANO DO ENSINO BÁSICO
ÁREA DA LÍNGUA PORTUGESA
• Relatar acontecimentos vividos ou imaginados.
• Contar histórias.
• Intervir oralmente, tendo em conta a adequação progressiva a situações de comunicação.
• Interpretar enunciados de natureza diversificada nas suas realizações verbal e não verbal.
• Formular perguntas e respostas.
• Transpor enunciados orais para outras formas de expressão e vice-versa.
• Construir palavras por combinatória de elementos conhecidos.
• Construir listas de palavras que contenham elementos conhecidos.
• Realizar jogos de substituição de letras ou sílabas e formar outras palavras.
• Produzir frases.
• Ler textos por iniciativa própria.
• Ler livros e textos adequados à sua idade e competência de leitura.
• Recriar textos em várias linguagens.
ÁREA DA MATEMÁTICA
• Ler e escrever os números até ao 20.
• Efectuar contagens
• Estabelecer relações de ordem e usar a respectiva simbologia
• Colocar números numa recta graduada e orientada.
• Explorar situações que conduzam à descoberta da adição e subtracção.
• Calcular somas e diferenças utilizando os sinais + e - .
• Procurar estratégias diferentes para um cálculo.
• Praticar o cálculo mental com números pequenos e seguin¬do estratégias diferentes (composição e decomposição de números).
• Desenhar em papel quadriculado: livremente , seguindo regras simples; reproduzindo figuras simples.
• Reconhecer figuras geométricas em diversas posições.
• Representar figuras geométricas planas utilizando materiais diversificados.
• Explorar simetrias utilizando livremente o espelho.
• Distinguir linhas fechadas e abertas.
• Traçar e comparar itinerário
• Estabelecer relações de grandeza entre objectos
• Ordenar objectos segundo um critério que envolva as no¬ções de comprimento, capacidade e massa.
• Estabelecer relações entre factos e acções que levem à dis¬tinção de noções temporais.
• Adquirir as noções de: antes/ entre /depois; Ontem / hoje / amanhã; Agora /já; Muito tempo /pouco tempo; Ao mesmo tempo
• Reconhecer o carácter cíclico de alguns fenómenos e actividades: Noite/dia; Refeições; Dias da semana.
• Conhecer as moedas de: 1 euro, 1 , 2 , 5 e 10 cêntimos
ÁREA DE ESTUDO DO MEIO
• Identificar características familiares.
• Reconhecer modificações do seu corpo e a sua identidade sexual.
• Reconhecer partes constituintes do seu corpo.
• Representar o seu corpo.
• Ser capaz de comparar o se corpo com o dos outros.
• Reconhecer e aplicar normas de higiene do corpo.
• Reconhecer normas de higiene alimentar.
• Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária.
• Conhecer e aplicar normas de prevenção doméstica.
• Reconhecer cuidados a ter com as plantas e animais.
• Reconhecer manifestações da vida animal e vegetal.
• Identificar sons, cheiros e cores da natureza.
• Ser capaz de comparar materiais segundo propriedades simples e agrupá-los segundo essas propriedades.
• Identificar algumas propriedades físicas da água Identificar sons do meio ambiente
• Reconhecer diferentes formas sob as quais a água s encontra na natureza (mar, rios, chuva...).
• Reconhecer o tempo que faz.
• Reconhecer a noite e o dia.
• Reconhecer os diferentes espaços da casa.
• Reconhecer as funções desses espaços.
• Representar a sua casa.
• Reconhecer os espaços da sua Escola.
• Reconhecer as funções desses espaços.
• Representar a sua Escola.
• Localizar (perto de, longe de, em frente de, atrás de dentro de, fora de, ao lado de ..).
• Conhecer: nomes próprios, nome de família/apelido, sexo, idade, endereço.
• Conhecer os membros da família.
• Estabelecer relações de parentesco.
• Representar a sua família.
• Conhecer os nomes, idade, sexo: dos amigos, dos colegas, do professor, de outros elementos da escola.
• A sua classe: conhecer os colegas, horários, regras de funcionamento, participar na organização de trabalhos na sala.
ÁREA DAS EXPRESSÕES
EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA
• Lançar a bola com precisão a um alvo fixo.
• Receber a bola com 2 mãos após lançada à parede.
• Rastejar deitado, dorsal e ventral em todas as direcções.
• Rolar sobre si próprio em posições diferentes nas principais direcções e nos dois sentidos.
• Saltar sobre obstáculos de alturas e cumprimentos variados.
• Praticar jogos infantis cumprindo as suas regras seleccionando e realizando com intencionalidade as acções características desses jogos.
EXPRESSÃO DRAMÁTICA
• Movimentar-se de forma livre e pessoal.
• Explorar atitudes de imobilidade e mobilidade.
• Explorar o movimento global do seu corpo.
• Explorar movimentos segmentares do corpo.
• Explorar as diferentes possibilidades expressivas, imaginando-se com outras características corporais.
• Experimentar maneiras diferentes de produzir sons.
• Reproduzir sons do meio ambiente.
• Aliar a emissão sonora a gestos / movimentos.
• Explorar deslocações simples seguindo trajectos diversos.
• Explorar diferentes formas de se deslocar.
• Orientar-se no espaço a partir de referências visuais, auditivas, tácteis.
• Explorar as relações possíveis do corpo com os objectos.
• Deslocar-se com o apoio de um objecto: individualmente, em coordenação com um par.
• Explorar as transformações de um objecto.
• Inventar e utilizar máscaras e/ou fantoches.
• Utilizar espontaneamente atitudes, gestos e movimentos.
• Reproduzir movimentos simples.
• Improvisar individualmente atitudes, gestos, movimentos a partir de diferentes estímulos.
• Mimar em pequeno grupo uma acção.
• Participar na elaboração de uma história.
• Experimentar diferentes maneiras de dizer um texto.
• Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos ligados a uma acção precisa em pequenos grupos.
EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA
• Modelar em barro, plasticina e pasta de papel: usando as mãos, usando utensílios.
• Fazer e desmanchar construções.
• Construir jogos, máscaras e fantoches.
• Desenhar livremente: na areia, no quadro, em papel.
• Usar diferentes materiais: giz, lápis de cor, lápis de cera, canetas de filtros, tintas, pincéis.
• Ilustrar de forma pessoal.
• Inventar sequências de imagens.
• Pintar livremente.
• Fazer digitinta.
• Fazer experiências de mistura de cores.
• Fazer jogos de simetria dobrando uma superfície pintada.
• Pintar adereços e construções.
• Recorte, colagem e dobragem.
• Realizar trabalhos com lãs, fios, tecidos, objectos recuperados, jornais, revistas, etc.
• Fazer composições colando diferentes materiais.
EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO MUSICAL
• Dizer rimas e pequenas lengalengas.
• Cantar pequenas canções.
• Experimentar percussão corporal: batimentos de palmas.
• Acompanhar canções com gestos e percussão corporal.
• Movimentar-se livremente a partir de sons vocais e instrumentais, melodias e canções.
• Participar em coreografias muito simples.
• Experimentar as potencialidades sonoras de materiais e objectos.
• Identificar sons isolados; do meio próximo, da natureza.
• Identificar e marcar a pulsação e o ritmo de lengalengas e canções simples.
• Reproduzir com a voz sons isolados e canções.
• Utilizar diferentes maneiras de produzir sons: a voz, percussão corporal, objectos, instrumentos musicais.
FORMAÇÃO CÍVICA
• Respeitar os outros.
• Descobrir, conhecer e aplicar os valores de compreensão, tolerância e partilha.
• Valorizar a participação actuante.
APOIO ESTUDO
• Incentivar o gosto pela organização pessoal.
• Organizar contextos escolares favoráveis ao estudo.
• Exercitar a concentração e memorização.
• Treinar o raciocínio.
• Aumentar a motivação dos alunos para as actividades escolares.
1. PERFIL DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS A DESENVOLVER NO 1º ANO DE ESCOLARIDADE E ÁREAS DISCIPLINARES
Publicada por
Professora
on sábado, 5 de setembro de 2009
Etiquetas:
Acompanhamento escolar